quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Especial: Macarons

Antes de iniciarmos os relatos sobre nossa experiência uma breve explicação: Os macarons são pequenos suspiros preparados com uma receita bem simples de: farinha de amêndoas, açúcares (impalpável e refinado) e clara de ovo. Sim, simples assim. Alguns dizem que essas pequenas delícias são de origem francesa, outros italiana. O que se conta é que essa iguaria foi levada à corte francesa. E o que se sabe, é que até hoje fazem sucesso em confeitarias por todo Brasil. Apesar da receita de poucos ingredientes, há quem diga que, o nível de dificuldade para "acertar" o preparo de macarons é extremamente difícil.


Sendo eu uma curiosa, resolvi hoje me arriscar "Na arte de fazer macarons". Tudo começou quando eu e meu namorado compramos este livro "A arte de fazer macarons", da Editora Lafonte. Particularmente, o adoro. As fotos são lindas, as receitas criativas e ele ensina muito bem o passo-a-passo de como preparar a massa, saborizar, tingir, assar, rechear, decorar etc. Realmente vale muito a pena ter em casa.


Tive bastante dificuldade em encontrar a farinha de amêndoas. Resolví isso comprando amêndoas, batendo no liquidificador e peneirando. Essa farinha, proporciona um aspecto bem bonito para a massa. Para não ficar "branca", tingi com corante em gel verde.
Dica: É sempre bom o corante ser em gel ou em pó, para não alterar a consistência da massa).


Forrei uma forma comum com papel manteiga (para eles não grudarem). Com o saco de confeitar e um bico perlê consegui esse formato (tem que ser bem rápido, para não formar "bicos" em cima). Coloquei os coraçõezinhos para enfeitar (já que o jurado principal, seria meu namorado) . A parte mais difícil (onde mais se erra) é na hora de assar. O forno tem de estar na menor temperatura possível (tipo 130 graus) e a passagem dos macarons por ele, é bem rápida. Se estiver muito quente, eles vão formar "bicos" e rachar (aconteceu com os primeiros que coloquei).
Dica: Colocar uma colher de pau na tampa do forno ajuda no processo. Assim ele não vai ficar nem muito quente, nem muito frio, evitando esse pequeno acidente com seus macarons.


Para o recheio dos macarons, fiz o famoso ganache de chocolate ao leite. Com ele, não tem erro. Todo mundo ama chocolate.


E esse foi o resultado da minha primeira receita de macarons. Não ficaram como a capa do livro, mas ficaram deliciosos. Se tiverem alguma dúvida, terei o prazer em ajudar.
Espero que gostem deste post especial.

Beijos =**

Nenhum comentário:

Postar um comentário